quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Ensino, colégio, matérias, vestibular, rebeldia...

Já critiquei várias vezes o ensino brasileiro. Não entendia por que tinha que estudar física, química, etc, se já sabia o que ia fazer da vida, e por isso falava e falava. Deixei de estudar várias vezes por indignação, mas revendo meus conceitos, vi que tudo faz sentido.
O mundo não gira ao meu redor e não podem construir escolas para pessoas-que-já-sabem-o-que-fazer-da-vida, até por que será que sabem mesmo?
Já escolhi diversas profissões, (veterinário, psicólogo, cantor, ator, escritor...) e hoje estou certo que serei jornalista (de formação, por que quero ser outras coisas também), mas para eu chegar na minha atual certeza, (será que não irei mudar amanhã?) eu tive que passar por outras "certezas", e é pra isso que as matérias escolares servem, para te dar opções e você ver tudo e escolher o que mais gosta! Depois que você tem a "certeza definitiva" terá que passar pelas outras matérias que você não gosta, o que comprova a sua possível garra para conseguir aquilo que você quer, e futuramente conseguir viver utilizando apenas as matérias que você escolheu nos tempos escolares.
"Quem disse que todo começo tem que ser feliz?", citei essa frase em um dos posts de ontem, e ela se encaixa bem no que acabei de escrever acima...

Com licença, preciso voltar a estudar biologia para passar de ano e no vestibular (ano que vem!!!!), depois disso eu me encontro mais, e mais, e mais...

5 comentários:

Rafael Oliveira disse...

Acho que as matérias do ensino médio servem para vc agregar conhecimento de diferentes áreas... não apenas escolher profissão. Mesmo eu estando em uma formação de engenharia tenho curiosidade por algumas áreas de humanas.
Quando ao documentário sobre a globo... tem no GVídeo.

Julio disse...

Creio que a escola faz com que aprendamos coisas das mais diversas áreas. o que está errado não é o número de matérias que ela da, mas como ela ensina...Pelo menos eu acho...

Anônimo disse...

Bom, então.

A fase escolar dá apenas a base para o que você enfrentará futuramente na vida. É necessário ter um conhecimento amplo, por isso temos contato com diversas disciplinas. O ensino não é baseado no mercado de trabalho e sim na formação do indivíduo, mas o que é possível visualizar nos últimos anos, por conta da concorrência cada vez maior dos vestibulares e outras questões que levaria muito tempo pra elencar aqui, é o ensino voltado pra área - no seu caso, humanas.

Vi seu comentário no meu post da Susana Vieira e agradeço pela visita.

Lola Perroni disse...

bem...acho que a saber a area e o raio de uma circuferência para mim é inútil. Mas como biel disse muitas pessoas mudam de opnião em relação a carreira que vai seguir, e por isso tem que ter um base do que vai ter pela frente, o que teria que ser na escola.

Wendy disse...

Creio q o aprendizado escolar é essencial para uma visão mais ampla em relação ao mundo e o q vc queria seguir na vida. Sobre as escolas acho q o ensino depende de todos do governo, estado, dos funcionários da escola seja segretária,fachineiro, diretora, professores... e claro os alunos. O ambiente e a harmonia ajuda na hora do ensino, mas infelizmente existem escolas em q o ensino realmente é fraco.http://wendy.leal.zip.net/